quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

- Tarte de merengue e limão

Ingredientes para a massa Brisée:
-250 g. de farinha de trigo
-125 g. de manteiga
-125 g. de açúcar
-1 ovo

Modo de preparar a massa Brisée:
Misture a farinha com o açúcar, adicione o ovo e a manteiga amolecida no centro. Amasse com as mãos o suficiente. Forme uma bola achatada com a massa, embrulhe em filme plástico e leve ao frigorífico por meia hora. Abra a massa sobre o fundo e as laterais de uma forma para tartes, furando-a com um garfo. Leve ao frigorífico por 15 minutos. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 25 minutos até dourar e reserve.

Ingredientes do Recheio:
-Sumo e raspas de 3 limões
-100g de açúcar
-4 gemas
-3 c. de maizena
-1 c. de manteiga.

Modo de preparar o recheio:
Coloque o sumo de limão num copo de medida e complete com água até chegar aos 300ml. Despeje numa panela, adicione as raspas e o açúcar e leve ao lume até o açúcar dissolver completamente. Dissolva a maizena num pouco de água e adicione à mistura ainda no lume, deixe ferver e engrossar. Retire do lume, deixe arrefecer levemente e adicione as gemas, batendo vigorosamente. Adicione a manteiga e mexa até derreter, recheie a massa já cozida.

Ingredientes para a cobertura:
- 4 claras
- 200g de açúcar

Modo de preparar a cobertura:
Bata as claras em neve, adicionando o açúcar às colheradas até formar um creme branco, firme, brilhante e liso. Cubra a tarte já recheada com esse merengue, e leve ao forno quente por alguns minutos até o merengue dourar. Sirva fria.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails