quinta-feira, 4 de novembro de 2010

- Polvo no forno (Algarve)

Ingredientes:
- 1 polvo grande (congelado)
- 2+1 cebolas
- 5 dentes de alho
- 1 folha de lour
- 2 dl de azeite
- 1 dl de vinho branco, seco
- Sal, pimenta e pimentão doce
- Batatinhas novas q.b.

Preparação:
Descongele o polvo e limpe o polvo de todas as vísceras, do dente e dos olhos.

Se dispuser de tempo, congele o polvo durante 24 horas e deixe descongelar. Se não dispõe desse tempo, terá então que sovar o polvo com um pau, cuidadosamente, percorrendo cada uma das oito patas e batendo, centímetro a centímetro, realmente com força.

Ponha uma panela com água ao lume, com uma cebola partida ao meio,e quando estiver a ferver, pegue o polvo pela cabeça, e mergulhe-o nesta agua. Retire e quando a água ferver de novo , repita o mergulho.Faça ainda um terceiro mergulho em água a ferver após o que o polvo deve cozer em panela tapada (não de pressão) durante exactamente 45 minutos, independentemente do seu tamanho. Tirado antes de tempo ou deixado para além deste número de ouro, fica inevitavelmente rijo.

Retire o polvo da água, corte em pedaços para uma travessa deixando uma textura no polvo que não tem nada a ver com polvo muito cozido.

Unte as batatas com azeite, salpique de sal e ponha-as no forno a 180ºC durante 30 minutos em forno ventilado ou 45minutos em forno estático.

Refogue no azeite a cebola picada, o alho e o louro. Quando alourarem junte o polvo em troços grandes, a pimenta e o pimentão doce.

Frite o polvo até que fique um pouco caramelizado, levante este caramelo com o vinho branco e apague o lume.

Dê o tradicional murro em cada batata, regue-as e envolva-as no molho do polvo, disponha-as na periferia do tabuleiro, resrvando o espaço central para o polvo. Leve o conjunto a forno quente (180-190ºC) durante 15-20m. Se o molho ficar transparente e fritar durante o tempo de forno, vá juntando pequenas quantidades de vinho branco para que o sabor não agarre à assadeira.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails